NATAL 2009 ... Creche Nossa Turma


A VIVA Condomínios lança uma campanha social para ajudar as crianças da creche “Nossa Turma” que fica dentro do CEAGESP e dá educação primária para 200 crianças carentes das favelas do entorno.


manelão2

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Conheça mais sobre o Nossa Turma


Blogueiros de plantão, para você que está acompanhando as atualizações da Campanha de Natal VIVA, abaixo poderá conhecer um pouquinho mais sobre a história do projeto Nossa Turma.
...
A Nossa Turma é uma Associação de Apoio à Infância e Adolescência que foi fundada em 1998. Na época, alguns jornais denunciaram pequenos furtos, trabalho infantil, uso de drogas e crianças perambulando dentro do CEAGESP, o principal entreposto de alimentos do Estado, que fica na Zona Oeste de São Paulo. Por isso, a diretoria da organização decidiu ceder um espaço e uma verba para a criação da entidade, para atender moradores das favelas do Nove e da Linha e do Cingapura Villa Lobos.

O projeto começou com um núcleo sócio educativo, com playground, refeitório e educadoras responsáveis por cuidar das crianças das 3 comunidades. Mais tarde, uma educadora pedagógica se juntou à equipe e a entidade se tornou uma escola de educação infantil. Em 1998, já tiveram a formatura da primeira turma, aumentando a procura por vagas no ano seguinte.

Hoje, eles atendem mais de 500 crianças e adolescentes, na escola de educação infantil, no reforço escolar, na escolinha de futebol e nas classes de alfabetização de adultos. As crianças recebem refeição e têm aula de horta e de artes. As mães podem fazer cursos de geração de renda, como: bordado, crochê e patchwork, além de cursos de jardinagem e paisagismo para a comunidade em geral.

Manelão, presidente da Nossa Turma, era carregador no CEAGESP e hoje é vendedor. Ele sempre foi uma figura muito conhecida e querida por lá, pois incentivava mutirões de construção e organizava partidas de futebol. Dessa paixão pelo esporte, entrou para a instituição e montou a escolinha de futebol.

De lá, já surgiram dois craques: Murilo, que joga num time da segunda divisão do futebol inglês; e Breno, que ganhou neste ano o campeonato mundial interclubes, jogando no time infantil do São Paulo.

O reconhecimento do trabalho de Manelão e sua equipe veio com uma matéria do jornalista Gilberto Dimenstein no livro Heróis Invisíveis, trazendo Manelão como uma das 50 lições de vida, de gente que mora em São Paulo e que, apesar das dificuldades do dia-a-dia, conseguem fazer a diferença.
...
Não deixe de fazer parte dessa iniciativa.

Adote uma criança neste Natal!

Mari Montefusco

0 comentários:

Postar um comentário